domingo, 16 de junho de 2013

Viagens na Gravidez!

Eu adoro essa função de fazer e desfazer malas, entrar no carro rumo a um lugar que já é conhecido ou encarar hooooras de vôo até um novo destino. Costumo dizer que tenho os dois pés na estrada e achei o parceiro ideal porque ele é tão viajante quanto eu. Quando decidimos engravidar pensamos: "vamos diminuir nosso ritmo", mas o que aconteceu foi exatamente ao contrário. Nos cinco primeiros meses de gravidez foram três viagens de avião e várias de carro. Quando confirmamos que estávamos esperando um baby a minha médica disse: "você pode ter sua vida normal, inclusive viagens",  ela só me alertou que as companhias aéreas não permitem o embarque de gestantes com mais de 28 semanas, ou seja 7 meses. Mas, essa informação varia de acordo com cada empresa, não custa nada pesquisar antes de comprar a passagem. 
Além disso, eu também recomendo que se você tem uma gravidez de muito enjôo não deva fazer como eu fiz. Viagens de avião ou de carro por si só nos deixam enjoadas e com aquela dor de cabeça chata. Eu tive muita sorte, praticamente não enjoei então não tive problemas em encarar um vôo de 10 horas para o México. Mesmo assim, nos primeiros quatro meses mantive os comprimidos anti-enjôo dentro da bolsa sempre,  e felizmente precisei usá-los poucas vezes. 

Mas atenção: antes de qualquer coisa é fundamental você falar com seu médico. Eu não tive nenhum problema e nossa gravidez não teve nenhuma complicação. Por isso fizemos até algumas loucuras como: nadar com golfinhos!

Regalias

Estar grávida tem seus benefícios quando você viaja de avião. Eu apresentei minha carteira de gestante e pude ser uma das primeiras a embarcar, a gente se acha toda poderosa. Só o marido que não se sente muito a vontade, (eu não tinha barriga e todo mundo ficava olhando) mas não se intimide, é seu direito, use e abuse!

Dica de leitura

No Baby Center tem um artigo que tira todas as dúvidas sobre viagens de avião e de carro na gravidez, vale a pena ler: 

Viagens de Avião na Gravidez - leia aqui

Viagens de Carro na Gravidez - leia aqui


Alimentação durante as viagens

Eu vou confessar que fica muito difícil seguir a dieta a risca quando se está viajando. Mas, para não "afundar o pé na jaca" eu fazia um café da manhã bem equilibrado, comi muita fruta, fibras, pão integral e sucos naturais, e escolhia uma refeição para comer coisas mais gostosas e não-saudáveis. Voltei de viagem sem ter engordado quase nada e não levei puxão de orelha da médica nem da nutricionista. 

Diário de Viagens em fotos

 Separei alguns flashes das minhas "trips" nesses últimos sete meses. Como falei, se você tiver liberação médica não excite, coloque o pé na estrada. Viajar na gravidez ajuda você a não ficar tão preocupada e ansiosa,  além de fazer o tempo passar mais rápido. Eu me ocupei muito planejando as viagens, por isso achei que a gravidez passou voando. 




Abuse dos buffes de café da manhã, dá pra manter a dieta mesmo viajando!





Amigos queridos na Ceia de Reveillon. Viajar é tudo de bom por isso, encontrar pessoas queridas que te fazem bem, ajudam você a ficar mais tranquila pra encarar esse turbilhão de emoções. 















Viajar é tudo de bom, e eu sei que por alguns meses vamos ficar mais em casa, até o baby poder botar os pézinhos na estrada junto com a gente. Já estou lendo muito a respeito, e assim que ele nascer e passarmos por essa experiência conto tudo para vocês.
Obrigada e até a próxima!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário