segunda-feira, 3 de junho de 2013

Grávida: linda, sarada, e saúdável!

Quem me segue no Instagram viu que desde o começo da minha gravidez cuidei muito com a alimentação e prática de exercícios físicos, fiz meu próprio "Projeto mamão saudável" com o hashtag #projectmommyhealth. Eu sempre fui da geração saúde, aos dois anos de idade já fazia aulas de Ballet Clássico e durante o período escolar sempre me destaquei nos esportes coletivos. Há 3 anos eu treino intensamente com a ajuda de um personal trainner, por isso, quando soube que estava grávida não tinha dúvidas de que  meus exercícios continuariam. Mudamos um pouco o treino, tiramos a corrida (para a minha tristeza) e diminuímos a carga. Meu personal é muito atencioso e preocupado, e ao longo desses sete meses fomos monitorando meu peso e medidas semanalmente. 
Quando estava com oito semanas de gestação tive um leve sangramento. Fizemos o ultrassom e não descobrimos nada de anormal,  os médicos acham que pode ter sido no período de implantação do embrião no colo do útero, segundo eles quando ele cola pode romper alguns pequenos vasos sangüíneos e causar o tipo de sangramento que eu tive, com sangue bem marrom já coagulado. Mesmo assim, meu personal e minha médica acharam melhor que esperasse até completar 12 semanas para retomar as minhas atividades. Fiquei 1 mês sem ir na academia, carregar peso e só de repouso sendo muito paparicada por todos (amei). Mas, assim que fui liberada voltei com tudo como vocês podem ver nas fotos:




Meu personal trainner  - Tiago Gentil

Por que praticar exercícios na gravidez é importante?
A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.
De acordo com a Dra. Fabiane Sabbag, médica ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, os exercícios físicos são muito importantes durante essa fase, porém, é recomendável que a gestante tome alguns cuidados. "Ao praticar atividades físicas, deve-se usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar", recomenda.
Para a especialista, as melhores atividades são feitas na água, como natação e hidroginástica, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço."Ioga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade", completa.
Ao escolher o tipo e a intensidade dos exercícios, a gestante deverá ter a liberação do médico e o auxílio de um profissional da área, pois as atividades variam de acordo com o período da gestação. A pessoa que nunca praticou exercícios físicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas, natação e hidroginástica leve. Já quem está habituada poderá continuar com o programa habitual, apenas deverá modificar a intensidade e velocidade, à medida que a gravidez evoluir.
"Esta prática poderá ser contra-indicada em casos específicos, principalmente em mulheres com doenças cardíacas, trabalho de parto prematuro, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, entre outras. Portanto a prática de atividade física irá depender da liberação ou não de um médico", afirma Fabiane.
Dieta, vitaminas e Gestação
Além da prática de exercícios, é importante que nessa fase a mulher se atente também à alimentação, para evitar ganho excessivo de peso. Uma alimentação adequada é muito importante durante a gravidez para o bem-estar materno-fetal. Segundo a especialista, as recomendações nutricionais devem ser adaptadas seguindo as necessidades específicas e variações individuais, como ganho de peso, tamanho do feto, pré-natal de alto risco, entre outros. Deve ser elaborada uma dieta adequada para cada gestante e para o bebê.
Outro ponto a ser considerado é a alteração da presença de vitaminas no organismo. "A concentração plasmática de muitas vitaminas e sais minerais se alteram na gravidez, podendo aumentar ou diminuir no organismo materno. Portanto, é importante o uso de suplementos vitamínicos específicos durante a gravidez", diz.
Para quem planeja engravidar, a médica recomenda que a paciente procure um especialista e, com sua indicação, inicie três meses antes o uso de ácido fólico, que previne a má formação do sistema nervoso central do bebê, como anencefalia e espinha bífida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário