domingo, 14 de julho de 2013

Minha escolha pelo parto natural

O fato é: estar grávida é tudo de bom. Que se danem os quilos a mais, as estrias porque receber tanto carinho e perceber que as pessoas se preocupam com você e seu bebê é demais. Nem que seja aquela perguntinha básica: "agora tá quase né?",  a gente se sente cuidada e amparada. Todo mundo celebra a vida e de repente a gente se torna o "centro do mundo", nem que sejam por apenas 9 meses. Eu recebo muitos elogios o que elevam muito a  minha auto-estima e me deixam ainda mais confiante de que eu estou no caminho certo.

Realmente agora falta pouco, estamos no meio da 36.a semana e a partir do dia 22 de julho qualquer hora é hora do Vítor chegar. Já devo ter contato aqui, mas vou repetir. Estou me preparando física e  mentalmente para que a chegada dele seja de forma natural. E esta escolha, ainda assusta muita gente. Quase todo mundo diz: "você vai ter coragem?".  E eu respondo: "Sim, eu vou!".

Aliás, não consigo entender o por quê de tanto espanto. Antes de ser mãe eu fantasiava a ideia de um parto humanizado, em casa ou em uma maternidade mais acolhedora, talvez na água ou de cócoras. E mesmo depois de descobrir a gravidez continuei sonhando com isso. Infelizmente na minha cidade TODO mundo têm seus bebês no hospital, que não tem parto humanizado, e o parto é deitado. E ter meu bebê em outra cidade está fora de cogitação. Mas, isso não me fez desistir, se não for humanizado, pelo menos será natural. 

Também não compreendo e fico realmente decepcionada quando pessoas muito bem informadas, viajadas, ditas "cultas" e de elite dizem que: "parto normal não é normal" ou que é "coisa de índio". Sim, ouvi isso de várias pessoas, e algumas delas da classe da saúde. Dá pra acreditar?

Cada uma faz a escolha em que se sentir mais segura, eu me sinto segura tentando essa opção, e por favor me respeitem!!!

Outra unanimidade é: "no parto normal a recuperação é mais rápida". Sim, de fato é, mas não é por isso que o escolhi como primeira opção. Eu acredito na beleza de ser mãe, e mesmo que algumas pessoas que já passaram por essa experiência me digam: "tire essa ideia romântica da cabeça" eu não deixo de acreditar que trazer um filho ao mundo por você mesma é a coisa mais linda que Deus e a Natureza já criaram.  

Você passa 9 meses gerando uma vida, que de semente se transforma em um ser humano completo, ele se mexe dentro de você, soluça, muda seu corpo e sua cabeça e na hora de ele vir ao mundo outra pessoa tira ele de dentro de você? Como assim? Não, ele é MEU filho, eu o esperei, foram  as minhas energias, medos, alegrias e dores que ele sentiu. Passamos todo esse tempo juntos, dois em um, e juntos vamos dar um jeito de nos conhecermos. 

É minha primeira grande obrigação de MÃE, para quem já sacrificou muito o que custa mais esse passo? Nesses 9 meses cada movimento meu, cada suspiro, cada pensamento foi direcionada para ele. Todas as nossas preocupações foram com ele e agora está chegando o momento de nos conhecermos cara-a-cara e,  se chegamos até aqui um ajudando o outro, eu tenho certeza que na NOSSA hora vamos dar um jeito de juntos passarmos por isso. 

Quero explicar aqui que não sou contra a cesárea, eu a respeito como uma técnica cirúrgica criada para salvar vidas. No caso de um parto natural não evoluir, ou se a mãe nem entrar em trabalho de parto e já ter passado o tempo certo do bebê nascer ela deve ser feita para preservar a vida dos dois. O que eu não concordo é a maneira como ela é feita no Brasil. Nos hospitais públicos brasileiros 56% dos partos são cirúrgicos enquanto nos particulares chega a 80%, dados do próprio Ministério da Saúde. E se apenas 10% dos partos são considerados de risco, podemos notar que algo esta errado. 

Criou-se um mito em relação ao parto natural. E até a mídia foi culpada por isso. Quando as novelas mostram cenas de mães gritando e sofrendo durante partos normais ou morrendo por causa de complicações, fez com que muitas mulheres ficassem com medo. Elas acabam optando por agendar a cirurgia e se sentindo mais seguras assim. 

Outro ponto, e este eu considero mais crucial, é o fato de que a maioria dos médicos tem cada vez mais induzido ao parto marcado. Todo mundo sabe que uma cesárea pode ser feita em 20 minutos, e que um parto natural pode levar até 24 horas. Então façam uma conta comigo: se você pode ganhar em 20 minutos o mesmo que ganha em 1 dia, qual a opção que você escolheria? 

Para as pessoas que dizem que parto natural é coisa de "índio" eu tenho um dado muito interessante.  Nos Estados Unidos - onde a população indígena foi dizimada primeiro pela colonização inglesa e depois pela Guerra Civil- 90% dos partos são feitos de forma natural e custam aproximadamente 25 mil dólares. O custo é alto devido ao nível tecnológico dos equipamentos utilizados e nível técnico dos profissionais. Ou seja, lá eles investem e muito na modernização do parto natural. 

No Brasil podemos não ter tantos equipamentos, mas temos iniciativas muito bem sucedidas. É notório que temos muitos problemas na nossa saúde pública. Muitos hospitais atendem pacientes em condições precárias, faltam leitos, remédios e até médicos. Mas, não podemos concluir que por causa disso um parto cesárea seja mais seguro que um natural, como muita gente ainda pensa. Se for assim, concordem comigo ou não, eu acredito muito mais arriscado fazer uma cirurgia do que tentar um parto normal. 

Por sorte o hospital da minha cidade é bem preparado para qualquer uma das duas opções. Tenho total confiança, principalmente na equipe médica que estará comigo. Conto com o apoio de todos para que meu parto seja natural. A minha ginecologista me apoia e incentiva e o melhor de tudo me deixa muito segura. Desde a primeira consulta do pré-natal conversamos sobre isso, e eu sinto nela o apoio que preciso. Eu optei por um parto natural com analgesia se for preciso. Mas, deixei todas as possibilidades em aberto, eu prefiro não usar a anestesia, mas conversando com o anestesista descobri que o uso dela pode colaborar para um bom ritmo e facilitar o trabalho de parto. 

Enfim, não há desculpas. Estamos preparados e mesmo com muita ansiedade  vamos esperar o tempo certo. E o tempo certo será quando o Vítor se sentir seguro para vir ao mundo. Converso muito com ele, e apesar de querer ver o seu rostinho e pegá-lo no colo eu digo: "venha quando quiser meu Anjo, quando estiver pronto, a mamãe está te esperando"...



Nenhum comentário:

Postar um comentário