quarta-feira, 10 de julho de 2013

Afinal de contas, por que o meu filho não merece nada???

Uma das grandes riquezas da internet é essa variedade de informações, pessoas inteligentes compartilhando as suas ideias e impressões do Mundo. Não faz muito tempo eu recebi de presente um texto - compartilhado milhares de vezes no Facebook- escrito pela jornalista e colunista Eliane Brum. Você com certeza já leu, pelo menos o título, "Meu filho, você não merece nada",  e se não leu no fim desse post eu deixo o link e recomendo: vale muito a pena. 

O artigo faz a melhor avaliação até agora da minha geração. Reflete sobre medo, frustrações e principalmente o modo como a maioria dos pais vem educando seus filhos. Quem acompanha este blog e quem me conhece sabe que a minha personalidade é opinativa, contestadora e crítica. Dizer que concordo com cada palavra que ela escreveu é pouco, além disso, ainda acrescento outros pontos que ela deixou de citar. Por exemplo, por que esses pais têm educado seus filhos dessa maneira? Fazendo-os acreditar que tudo podem e merecem, simplesmente porque são "especiais no Mundo"? Simples: porque muitos pais não estão preparados para esse compromisso. O que eu vejo é muita mãe mais preocupada com com o material do que com o essencial, que desiste do filho ( mesmo sem se tocar disso) no primeiro sinal de fraqueza e dor. Quando não pesquisa a importância de amamentar NO MÍNIMO até os  06 meses de vida, e que criança recém nascida chora mesmo, é normal. Ou quando, mesmo durante a gravidez não se cuida, engorda 20 kg e põe em risco a sua saúde e a do bebê. Estou sendo cruel e dura? Estou julgando sem saber? Estou. 

Muita gente engravida e diz: "é mais uma vida, vamos celebrar". E encara a gravidez apenas como um milagre. Mas, esquece que este milagre vai precisar muito de você. Não só para crescer e se desenvolver de forma saudável, mas para se tornar GENTE! 

Filho não é brinquedo, filho é coisa séria. Filho não precisa de Iphone precisa de conversa, carinho, atenção, brincadeira, filho precisa de VOCÊ presente na vida dele. 

Critico severamente quem enche o filho de bobagens tecnológicas e não incentiva que gostem de livros, que despeja as crianças em atividades diárias como inglês, kumon, balé, caratê, etc. E diz: "ele tem dificuldade em português e matemática" e joga a responsabilidade por ensinar só na escola ou nesses cursinhos. Por quê você não tira 30 minutos do seu dia para ajudá-lo? "Trabalho e não tenho tempo", todos dizem isso. Então, tem filho para que? Trabalha para que? Para dar o Iphone, a roupa de marca, a viagem pra Disney? Não estou dizendo: "parem de trabalhar e vão criar seus filhos", estou dizendo: "administrem melhor o SEU tempo" e se dediquem aos seus filhos. 

Conheço histórias muito bem sucedidas de mães que trabalham (e muito). Convivo com uma linda garotinha de 3 anos de idade que é umas das crianças mais seguras, e independentes que eu já vi. Já falei diversas vezes para a mãe dela:  "a sua filha será e conquistará o que ela quiser na vida". Isso que ela passa a manhã com a babá e a tarde na escola, mas a noite quando os pais estão em casa as atenções são todas para ela. Vejo que eles conversam, explicam, e até brigam quando necessário. Criança faz birra, tem manias e personalidade. Por isso os pais precisam conhecer seus filhos e saber como lidar com eles. 

Portanto, o segredo é: não procurar desculpas. Encarar a maternidade como algo lindo, uma experiência única e uma montanha-russa de emoções é igual para todo mundo. Nós mulheres somos manteiga derretida por natureza...O que não dá é pra ficar só nesse discurso. Ser mãe e pai não é fácil e dói. Vai doer dizer não, mas antes você do que a vida. Seu filho precisa saber que não é único no Mundo, ele precisa aprender a lutar pelo que quer, e que a vida não será fácil. 

Nossos filhos merecem ser felizes? Claro que sim. Mas, precisam saber que nem sempre se consegue tudo que se quer, afinal você teve tudo? Eu não, e nem por isso vivo culpando meus pais por isso. Eu sei que eles me deram tudo que puderam me dar o resto fui atrás por conta própria e consegui. 

É a mais pura verdade quando dizem que, a melhor herança que você pode deixar para seu filho  se chama: educação. E não estamos falando do colégio particular que você não teve acesso. Estamos falando nos valores que você irá ensinar para o seu filho como: respeito ao próximo; bons modos; lute pelo seus ideais; conquiste seu lugar no mundo por você mesmo; a vida não é fácil para ninguém; nem sempre se consegue tudo que se quer por isso siga em frente...

Temos que mudar o discurso, afinal de contas por que meu filho não merece nada? Não é que ele não mereça, claro que merece né? Merece ser feliz, saudável...O fato é: ele não PRECISA ser feliz e ter tudo o tempo TODO. O que ele PRECISA é ser amado e preparado para a vida e para o mundo, cada vez mais competitivo e cruel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário