quinta-feira, 13 de março de 2014

Viajar com bebê, pode? Pode sim, e é muito bom!


Oi amigas, to sumida né? Faz quase dois meses que não publico nada. Além da rotina com o pequeno, outros afazeres tomaram meu tempo. Estou estudando muito, além de algumas viagens, mas enfim, o Carnaval passou e e hora de voltar a rotina. 

Quero compartilhar com vocês como foi a nossa primeira viagem de férias com o baby. No último post eu contei para voces que tivemos que iniciar a alimentação complementar do Vítor 15 dias antes do previsto. E esse fato "atrapalhou" um pouco os meus planos. Marcamos a viagem para a última semana de janeiro, minha ideia inicial era,  assim que voltássemos, começar com a introdução alimentar. Eu já havia tudo programado, mas tivemos que mudar os planos. 

Para minha sorte, fomos viajar para a casa de amigos, com toda a estrutura e conforto para que eu pudesse oferecer comida  e frutas frescas. Confesso que essa foi e sempre será a minha maior preocupação quando formos viajar. 

Como moramos no interior precisamos viajar em média 300 km até o aeroporto mais próximo. Então, temos que sair de casa com a sacola térmica preparada. Segui conselhos de amigas e deu tudo certo. Cheguei a comprar os potinhos de papinha pronta, e apenas em raras ocasiões eu ofereci. 

Para não fazer o pequeno sofrer um bom planejamento é fundamental então lá vão as minhas dicas:

-Horário do Vôo:  é o mais importante quando a viagem for para algum lugar mais distante. Se for uma viagem curta de no maximo duas horas, vale a pena pesquisar horários, para que não sejam os mesmos em que você costuma servir as refeições para as crianças. É muito melhor você dar uma fruta, ou a sopinha, no carro do que no avião. E quem é mãe sabe, quando eles tem fome não aguentam esperar. 

-Alimentação: como eu já falei uma boa sacola térmica é fundamental. Se você for ficar em hotel, eu sugiro levar as papinhas congelas em embalagens próprias ou potes plásticos ( cuida para serem livres de BPA) em todo lugar que você for, sempre terá um microondas para aquecer a sopinha. E fruta é fácil né, só deixar no frigobar do hotel, ou pegar no café da manha. 


No avião fez muita festa, e segue a dica: durante a decolagem e aterrisagem é essencial dar mama (peito ou mamadeira, se for o caso) 


No carro é sempre assim, dormindo em quase todo o tempo. Lembrem-se: cinto de segurança sempre afivelado. 



Quando viaja de avião tem duas opções: ou despacha o carrinho junto com as malas na hora do check-in ou vai com ele até a porta do avião e os comissários despacham para você. No destino, ou eles lhe entregam na saída da aeronave ou na esteira, junto com as malas. 


-O que levar: 

Carrinho de bebe: eu particularmente gosto de levar o carrinho do Vítor. Ele não é dos mais leves e práticos, mas está longe de ser um trambolho. Para nós funciona super bem quando vamos passear em shopping ou jantar e almoçar fora. Se ele ficar cansado e com sono é só baixar o banco que ele dorme, onde quer que esteja. 

Esse é o nosso carrinho, como falei não é dos menores, mas também não é dos maiores, eu super indico.

Banheira inflável: super útil, praticamente não ocupa lugar na mala, e além de servir para o banho (lógico) também pode ser uma mini piscina, se você for viajar para uma praia, por exemplo. 

Brinquedo: faça uma pequena malinha dos principais brinquedos que ele gosta, vão distrair e muito ele.

Roupas: faça a conta de quantos dias vocês vão ficar fora, e faça a média de 3 trocas de roupa por dia ( 1 pijama, 1 roupa para o dia e 1 roupa se forem jantar fora). Além de vários panos de boca, e a toalha de banho. Dependendo da idade, eles ainda têm a pele muito sensível e toalha de banho de hotel é sempre dura demais. Não esqueça de filtro solar, boné ou chapéu. No Rio compramos uma camiseta de manga longa com proteção UV ( a da foto acima) achei muito interessante e protege mais quando eles estão na agua. 

Fraldas:  depende a idade, se já come ou não, no nosso caso, 6 fraldas por dia foram suficientes. Mas, eu não levei, comprei lá. E sugiro que todo mundo faça isso, fralda ocupa muito lugar na mala. Não pesa nada, mas ocupa. Se for viagem de dois a três dias vale a pena levar, como ficamos quase 10 dias fora valia a pena comprar um pacote pequeno. 

Berço portátil: minha mãe comprou um desses berços para deixar na casa dela e para usarmos quando formos viajar. Na viagem do Rio não quis levar, optei pelo carrinho, e quando vamos para o RS ele dorme em um colchão no chão, fora isso ficamos em Hotel que sempre tem berços. Ou seja, até agora nunca saiu da casa da minha mãe.

Remédios: Eu falei para o  nosso pediatra que iríamos viajar, e ele me "prescreveu" alguns remédios para eu levar por segurança. Nossa viagem foi um tipo de "private cruse" por Angra dos Reis e ficamos várias horas viajando em alto mar, longe de tudo e todos. Então eu sugiro que você avise para aonde estão indo, quantos dias vão ficar e ele te diz se é necessário e o que levar.

Segurança: Quando a viagem for de carro, é essencial levar a criança no bebê conforto, ou cadeirinha, com o cinto de segurança sempre preso. 

No mais, é isso. Além da viagem para o Rio, já fomos três vezes até Porto Alegre (440 km) e duas até Florianópolis (300 km)  e uma vez para Canoinhas (150 km) e ele sempre se comporta muito bem, dorme na maior do tempo, não enjoa, e se diverte com os brinquedos quando está acordado. 

Gente, espero ter ajudado. Espero que quando forem arrumar as malas lembrem das minhas dicas, e aproveitem muito porque viajar é tudo de bom, e com filhos é melhor ainda.

Muita gente fala que ter filhos só atrapalha os planos de viagem, isso é bobagem. Dá pra ir para qualquer lugar do mundo (quase todos, não iria para a India com uma criança de menos de 3 anos) mas, dá pra aproveitar muito, é só se programar, ser organizado e "desencanado" que dá certo. Depois que temos nossos babys, ficar longe deles parece e é imposssível. E quer coisa mais gostosa do que uma viagem em família? Vamos acostumar o Vítor desde pequeno com o "pé na estrada" afinal, conhecer o Mundo, essa é a herança que eu quero deixar para ele.

Apertem os cintos, e boa viagem!








Nenhum comentário:

Postar um comentário