quinta-feira, 13 de março de 2014

Dentinhos nascendo, e agora?

E agora mamãe? Agora se prepara porque eles vão ficar muito irritados. Eu já falei para vocês nesse post aqui que até completar 1 ano de idade eles passam por várias fases e crises. Bom, a fase em que os dentes começam a nascer pode durar TODO ESSE TEMPO. Ou seja, muito tempo ( ha ha ha).

Gente, parece piada mas não é. Desde os 4 meses o Vítor começou a colocar a mão TODA na boca, a morder  enlouquecidamente os seus brinquedos, tem mais ou menos uns 10 tipos de mordedor. Aí, sempre tem alguém que diz: "logo vão nascer os dentinhos", e esse logo não chega nunca. Bom, parece que não chega, mas espere que chega. Mesmo querendo que ele, óbvio, não seja um desdentado a vida toda, você vai sofrer quando essa hora chegar. 

Todo mundo também diz: "eles ficam agitadinhos quando os dentes começam a nascer". E eu digo: essas pessoas são generosas. Porque eles não ficam só agitadinhos, eles ficam muito, muito e muuuito estressados, chatos e nitidamente com dor. 

Eu fui a primeira a ver que o dentinho estava vindo para fora. E foi uma surpresa porque até então ele não dava sinais de agito, dor, nem a gengiva ficou inchada como o pediatra falou que ficaria. Simplesmente, da noite para o dia ele estava lá, como se fosse um grão de arroz. 

                                imagem do Google 


Estávamos no banco traseiro do carro do papai, resolvemos passar um pedaço da tarde os três, vistoriando e trabalhando algumas obras em um momento "trabalho em família. Foi quando, entre uma e outra visita, depois de comer uma banana ele me dá aquele sorriso "Colgate" e eu vejo: um pontinho branco bem no meio da gengiva inferior. E a partir desse dia, já faz duas semanas, ele tem ficado muito irritado com freqüência. 


O que fazer? Bom, desde que nasceu faço a higiene bucal dele com gaze e água morna, tudo para evitar desde já as temíveis "cáries de mamadeira" (assunto para outro post). Agora, com os "dentes" eu uso uma escova de silicone que encaixa no meu dedo indicador, passo ela com um pouco de bicarbonato de sódio diluído em água morna. Alivia a dor (foi o que me disseram) e limpa. 

Existem algumas pomadas e cremes, meu marido que é pai de segunda viagem vive falando desse tal creme, parece que chama "Nene Dente",  (dizem que é super antigo, alguém conhece e já usou?) nunca usei, não sei como é, mas se ele continuar com dor eu  vou comprar. 

E o jeito é esperar, e como sempre exercitar a paciência, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário