quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Birra na hora de dormir? Olha só o que eu fiz...

Há mais ou menos duas semanas o Vítor vem mudando de comportamento na hora das sonecas. Ele quer ficar mais tempo acordado do que dormindo, e até aí tudo bem, desde que ele não tenha sono. Quando completou quatro meses começamos a viver essa nova "fase". Sempre depois das mamadas e trocas de fralda ele gostava de "tirar um soninho", mas de uns tempos pra cá ele quer ficar acordado e "tomando fé" de tudo que está acontecendo a sua volta. E olha, não teria problema nenhum o fato dele querer ficar mais tempo acordado, não fosse o caso de virar um "xaropinho" depois de um tempo, quando ele fica com sono mas não quer se render...



olha só como ele fica irritado, estávamos na maior brincadeira até que o sono começa a pegar...


Conversando com o pediatra ele disse que agora esse comportamento é normal, e ele nos indicou que quando ele começasse a ficar "xarope" devíamos pôr no berço e deixá-lo lá até que durma. 

E aí mamães, isso já aconteceu com vocês? Bom, na primeira semana, logo após a consulta eu tentei a técnica do "deixa chorar", e claro que eu não consegui, ele chorou/berrou por quase 1 hora sem parar. Até escrevi aqui que isso era demais para mim, e que nem todas essas técnicas dão certo logo de cara. Eu também pensei que, essa fase de "bebezinho" passa rápido demais e logo ele não vai mais querer ficar no meu colo, ganhando carinho e mimo da mãe. Corri no quarto dele afofei e beijei muito, ele ficou mais 30 minutos acordado, e só parava de chorar se eu ficasse caminhando com ele pelo nosso apartamento. Dormiu no meu colo visivelmente cansado. 

E eu repeti esse comportamento por mais algumas vezes, até que em um belo dia eu tentei fazer o mesmo e simplesmente não conseguia mais ficar com ele no colo, não aguentava de tão casada, afinal de contas ele já está pesando quase 7 kg. Fui, literalmente, vencida pelo cansaço. Depois de esgotada todas as possibilidades de tentar acalmá-lo, não era fome, dor, nem fralda suja. Só podia ser sono. Coloquei ele no berço, liguei o móbile e o som do quarto dele (tenho um Ipod com umas 200 músicas de ninar para bebês, tem Beatles, Madonna e até Beyoncé, além de músicas clássicas que ele adora). Aproveitei que estava com algumas roupas sendo lavadas na máquina e liguei também a TV da sala. Com o barulho do lado de fora do quarto, fechei a porta e saí de perto. Depois de 20 minutos, voltei para ve-lo  e vi que já tinha dormido. Então gente, a técnica do "deixa chorar" funciona. 



Mamães,  posso garantir que isso não é fácil, e só consegui porque fiz de tudo para não ouvir ele chorando. Mas, afirmo com propriedade que é FUNDAMENTAL ao menos tentar essa técnica. Depois dessa vez, ele fez birra de novo no dia seguinte, chorou por quase 1 hora novamente. Eu e meu marido ficamos em pé, ao lado do berço, não pegamos no colo, até que ele dormiu. Esse dia, foi ainda mais difícil porque ficamos ali, olhando. Mas, conseguimos. Depois disso ele ainda dá umas choradas para dormir, mas não chega nem a 5 minutos. Sei que aos poucos ele vai perder essa "mania". 

Olha, muita gente critica essa postura. Geralmente é uma corrente de mães que apoiam as camas compartilhas e a amamentação em livre demanda. Eu não critico nenhuma escolha,  apenas avalio as que eu tomo e comparo com outras mamães que fazem o mesmo. Deixar o neném chorar não é desumano, não é cruel e não é deixar de dar amor. Aliás, é o contrário. Apesar de ser um pequeno bebezinho ele precisa saber que nem tudo na vida acontece do jeito que a gente quer. Também acho que, deixando ele chorar você não está ensinando  que a vida é cheia de frustrações, porque isso ele vai aprender de qualquer jeito. 

Vamos avaliar nossas atitudes,  tenho certeza que essa postura é melhor para eles. Bebês não sabem o que é certo e errado, mas os pais tem obrigação de saber. E mesmo que  queiram ficar acordados eles precisam dormir. Sei que a partir de agora esse sono vai diminuir, por isso vamos preparando novas técnicas para quando ele está acordado, assunto para um novo post em breve...

E aí mamães como é com vocês, já tentaram o "deixar chorar"??? Contem para mim como foi, vamos compartilhar nossas experiências!

Beijos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Day eu nunca tive problema com birras antes de dormir aqui, o Kauan dorme comigo desde que nasceu e sempre foi tranquilo, soh que depois do 4 mes tb, ele comecou a acordar de madrugada de hora em hora pra mamar, jah tentei varias coisas, jah tentei deixar chorar mas nao consegui!!! o problema dele nao eh dormir, eh q ele quer mamar! entao agora q ele tah com 6 meses e tah comendo to conseguindo mudar isso, aos poucos claro, mas to tirando a mamada da noite, ele tem ficado das 9 da noite as 6 da manha sem mamar, o que eu to adorando! se ele acorda a noite eu soh encosto nele e ele volta a dormir! tomara q continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Oi Su, por aqui essa fase já passou, ainda bem! Ele dorme com bem mais facilidade, ainda mais depois que começou a comer. Tudo é questão de experimentar né?

    ResponderExcluir