quinta-feira, 17 de julho de 2014

O inverno chegou, como evitar gripes e resfriados nos bebês?

Não é preciso muito anúncio. Quando ele resolve chegar, vem com tudo. O inverno, aqui na região Sul do País, costuma ser muito rigoroso. Por isso, é imprescindível tomar cuidados especiais com bebês e crianças, para não passar os meses todos de frio, a base de remédios. Essas dicas valem também para as gravidinhas: todo cuidado é pouco. Apesar de gravidez não ser doença, evitar alguns hábitos são a melhor opção para garantir a sua saúde e também do bebê. 

Quando você tem um bebê, ou criança, 'prevenção'  deve ser a palavra de ordem. Por isso, nos meses de inverno você terá que adaptar à sua rotina alguns novos hábitos. As pessoas associam o frio ao resfriado ou gripe, em partes ele pode ser o causador de ambas as doenças. Mas, o que geralmente acontece, é que no frio as pessoas deixam os ambientes mais fechados, e a falta de circula ção do ar faz com que os vírus circulem com mais frequência. Outro fator a ser considerado é: bebês e crianças são realmente sensíveis e ainda não tiveram tanto tempo para desenvolverem a sua imunidade. Pense bem, você tem 30 anos, ou mais, e ao longo de toda essa vida já esteve em vários lugares, conheceu pessoas, cidades, países diferentes. Ou seja, teve contato com milhares de vírus, e seu organismo já pode se considerar acostumado com isso. Agora, imagine um bebê recém nascido, bom ele não teve nenhum contato, nem com outras pessoas, ele é "novo" nessa coisa doida chamada de Mundo. Portanto você precisa ir com calma. Sinceramente eu sou completamente contra sair de casa,  ir ao shopping, igrejas, restaurantes e afins com bebês menores de 3 meses. Não é frescura, é cuidado. Eles terão muito tempo de vida para passearem com os pais e amigos. Enfim, para os pequenos, a melhor maneira de evitar doenças, é evitando o contato.

Mas, o post é para falar sobre gripe e como evitá-la. Então, anote aí as minhas dicas: 

(na verdade não são propriamente "minhas dicas" é uma mistura de dica de vó, bisa, tia, amiga e pediatra, além de uma pesquisada na nossa melhor amiga a 'internet') 




- Evite levar seu filho a locais fechados e com aglomerações, como shoppings e buffets;


- Estimule as crianças a lavar as mãos várias vezes ao dia. Elas são a principal forma de contágio;

- Aplique soro fisiológico no nariz de seu filho pelo menos 4 vezes ao dia para evitar o ressecamento da mucosa ou o “entupimento” nasal;


- Ofereça bastante líquido às crianças para que elas fiquem hidratadas e possam enfrentar o tempo seco com mais facilidade;


- Mantenha a casa sempre limpa e arejada; 


- Se for usar um umidificador, fique atenta e monitore-o para ter certeza de que o local não está ficando, ao contrário do que se quer, úmido demais, favorecendo a proliferação de fungos. 

No período em que  a criança estiver gripada, algumas atitudes podem melhorar os sintomas. Essas ações também são aconselháveis para os alérgicos.


- Limpe a casa com pano úmido e aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;


- Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana; 


- Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto de seu filho;


- Não entulhe coisas em estantes, para evitar o acúmulo de poeira;
-Vacine contra a gripe - aqui em casa a vacina e todos esses cuidados tem nos ajudado. Por enquanto 11 meses de vida e 0 gripes ou resfriados. 

E aí? Quais são as suas dicas?



imagem Google

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário