domingo, 22 de junho de 2014

Um cheiro, um som e lembranças para a vida inteira...

Não sei vocês, mas eu tenho uma memória olfativa e auditiva extremamente aguçada. E isso quer dizer que basta eu sentir um perfume, ou ouvir certa música para eu ser praticamente "teletransportada" a algum momento do passado. Viagens, determinados acontecimentos da infância, ou o mais marcante e feliz fato a ser rememorado a quase todo instante: o nascimento do meu bebê.

Mandei fazer mini aromatizadores de ambiente com uma fragância bem suave, a tradicional "Mamãe & Bebê" para ser dada como lembrança de maternidade, e para as visitas que recebi em casa. E resolvi que este também seria o "cheiro" do meu bêbe, então também fiz um aromatizador maior para perfumar o quartinho dele. Ansiosa como toda mamãe que espera seu bebê eu arrumei o quarto dele antes da sua chegada, foi um pouco as pressas, mas acho que uns 20 dias antes estava tudo organizado, e gostava de ficar por ali sempre que podia, sentava na poltrona de amamentação para ler e sonhar com o momento em que ele estaria ali comigo. Abri o aromatizador e já podia sentir o cheirinho de bebê naquele, que se tornaria o melhor lugar na casa. 



Depois do nascimento, todos os sonhos se concretizaram, e aquele cheiro, até hoje, quase um ano depois ainda está lá. Sim, fiz vários aromatizadores, e assim que um acaba já coloco outro e o perfume sempre se renova. As vezes eu acho que não sinto, meu marido fala que a gente se acostuma com o cheiro e as vezes não sente. Mas, ele está lá. Depois de um dia inteiro fora de casa, quando chego e entro no quarto e sempre o sinto. E é como voltar no tempo. 

Além disso, eu tmbém fiz uma seleção de músicas para deixar tocar sempre que ele estivesse no quarto.   São as princiais versões "for babies" da Sweet Little Band, com músicas do The Beatles, Elvis até Madonna, Beyoncé e Kiss,  além dos classicos como Bethoven, Bach e Mozart,  e Palavra Cantada, ou seja, bem eclético. Enfim, ao longo desses meses eu fui baixando e baixando e temos mais de 200 num Ipod só com músicas para ele e que estão sempre lá. Ele é tão acostumado, que onde quer que esteja só ouvir as "suas músicas" ele relaxa e, se for a hora do soninho, dorme ali mesmo. 

Bom, contei tudo isso para dizer que, apesar desse cheiro estar presente em todos os dias da minha vida há 11 meses, e por ouvir as mesmas 200 e poucas músicas pelo mesmo tempo, existem momentos que são únicos e "coisas" que são realmente especiais, pelas quais, daríamos tudo para viver de novo e de novo e de novo, se fosse possível. Tem uma primeira seleção de músicas, principalmente as do "Palavra Cantada" que basta eu ouvir quando estou sozinha no quartinho, ao mesmo tempo em que sinto "o cheirinho dele" para que eu volte naquela noite do dia primeiro de agosto de 2013. Esse cheiro, esse som, e o quarto dele me levam de volta ao passado, que mesmo não sendo muito distante, já me dá muitas saudades.  O nascimento do Vítor (nosso parto natural) e os primeiros dias dele em casa comigo foram para mim o mais perto de Deus que  pude chegar. São momentos que ficarão marcados na minha  vida até o  meu último dia na Terra, que serão lembrados sempre com muito amor. Basta sentir o cheiro e ouvir o som, fecho os olhos e estarei lá de novo.

Estou saudosa assim, porque faltam poucos meses para que nós mudemos de lar. Nossa casa está quase pronta, e só o fato de saber que estamos encerrando essa etapa para começar outra eu fico "mexida". É mais um passo para o "nosso crescimento", porque além de mudar de casa, é mais uma prova de que o nosso tão pequeno bebezinho, está crescendo, e logo será um lindo garotinho, correndo e fazendo muitas brincadeiras na casa nova. 

Por isso que estou dividindo com vocês esse momento, ao mesmo tempo em que digo: guardem as suas lembranças, e se puderem, escolham um cheiro e um som para lembrar de certos momentos especiais para sempre, porque essa sensação é maravilhosa.

Um beijo e até a próxima

Obs. Reparto com vocês uma das músicas do Palavra Cantada que falei...cada vez que ouço retorno aos momentos em que ele mamava no peito e depois adormecia no meu colo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário