sábado, 10 de agosto de 2013

Enfim, o baby chegou!

Oi gente, voltei! 

Nos primeiros dias depois da chegada do baby  tudo que a gente mais quer é ficar perto dele, sentir o cheirinho e se pudesse respirava o mesmo ar. Mas, agora que já se passaram 10 dias posso dizer que já me adaptei a nova rotina e quero contar para vocês como foi a "nossa hora". 

Não poderia ter sido mais perfeita e linda. Saí da sala de parto me sentindo mais mulher, mais forte quase uma leoa. Foram apenas 4 horas, quase um recorde em se tratando de primeiro parto. Chegamos na maternidade às 4h da madrugada e às 8:13 (exatamente) ele nasceu. Quando eu soube que seria mãe eu tinha certeza que o parto  seria normal. Para concretizar esse sonho eu me preparei, física e psicologicamente. Considero-me a prova de que todo o esforço vale muito a pena e que a força do pensamento positivo é poderosa. 

Em pelo menos duas das quatro horas, eu senti muitas dores, cólicas fortes em surtos que vem e passam. Quando cheguei na maternidade estava com 3cm de dilatação e em uma hora e meia já estava com quase 7cm. Não aguentei e pedi a analgesia. Fiquei  duas horas sob efeito dela até que a tão esperada hora chegasse. Com a analgesia eu sentia apenas as contrações e foi reconfortante sentir o alívio proporcionado, pude descansar pra me preparar pelo que vinha pela frente.

Quando atingimos os 10 cm ele já estava querendo nascer, e comecei a sentir as dores do Vítor pressionando para sair. Aí meu povo, não tem analgesia que resolva, eu senti sim muitas dores e fiz muita força por quase 20 minutos. Na sala pré-parto foram 15 minutos fazendo força até ele "coroar". Quando me levaram para a sala de parto faltava pouco, e em 10 minutos ele nasceu. Interessante lembrar de todos os detalhes, mas eu fiquei de olho no relógio o tempo todo e se vocês querem saber eu achei que foi tudo muito rápido. 

Dessa experiência eu posso dizer que ter um filho por um parto natural é a coisa mais linda que pode  acontecer na vida de uma mulher. É a prova maior de que de frágil nosso sexo não tem nada. Não trocaria essa experiência por nenhuma outra "certeza" de que na cesárea tudo daria certo e seria rápido. 

A tranquilidade e o apoio do meu querido e amado marido e também da minha mãe foram fundamentais para ter dado tudo certo. Ao meu lado estavam as melhores pessoas, a segurança e firmeza da minha médica e de toda a sua equipe também foi muito importante. Sabe, "na dor e no amor" é que se conhece verdadeiramente o temperamento das pessoas, e todo mundo foi tão paciente comigo, me senti confortável, bem cuidada, acolhida. Em nenhum momento tive medo de algo não dar certo, a cada passo o bebê e eu éramos   monitorados, comprovando o comprometimento e a qualidade do serviço prestado pelo hospital da minha cidade. (Obrigada a todos)



"O parto é como uma ponte. Alguém pode te levar até a entrada e te pegar na saída, mas é apenas você e o seu bebê que vão, juntos, atravessá-la".



Tranquilidade é a chave para tudo dar certo. Comecei a sentir as dores por volta da meia-noite. Dormi e acordei as 3h da madrugada com as dores um pouco mais fortes, tomei banho e me arrumei (passei até uma base e um blush). Meu marido também tomou banho e  fez a barba antes de irmos pra maternidade. E antes, claro, registramos o momento em que saímos de casa.


No segundo seguinte que ele nasceu já veio aos meus braços, nós dois cansados porém muito felizes por termos enfim nos encontrado sem a intervenção de ninguém, apenas usando a força do amor!


Uma hora depois do parto - já tinha tomado banho ( cara de cansada) depois de ter passado a madrugada em claro


Amamentar: momento único e muito especial


Desncansando após algumas visitas


Ocitocina Sintética: "eu não usei"

No auge do trabalho de parto a minha médica fala: "ele tá vindo, e eu nem usei a Ocitocina" e eu já morta de cansaço de tanto fazer força disse: "então aplica". Por sorte minha, nem foi preciso, ele nasceu sem a ajuda do hormônio sintético, apenas com o poder do nosso hormônio do amor. E porque estou falando sobre isso? Pouca gente sabe o que é , pois eu vou tentar explicar: 

A ocitocina é um hormônio presente no corpo do homem e da mulher, popularmente conhecido como hormônio do amor.

A  ocitocina (sintética) é, comumente,  utilizada para induzir o parto nas mulheres com mais de 41 semanas de gestação.

Função da ocitocina

A função da ocitocina é estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho, além disso, é o hormônio que faz com que o útero contraia no final da gravidez para que o bebê nasça.

A ocitocina é chamada de hormônio do amor pois está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional, e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal.

Os defensores do parto humanizado condenam o uso indiscriminado da ocitocina sintética para acelerar o trabalho de parto. Como vocês sabem eu pesquisei muito a respeito de tudo, e em vários casos li que o  hormônio sintético pode causar hemorragia pós parto e outros problemas, como bloquear a liberação do hormônio natural o que pode afetar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Bom, em muitos casos é questão de opiniões diferentes. Eu queria o parto natural, e não me importaria se tivesse que usar ou não o hormônio. Mas, o fato de não ter sido necessário é mais uma prova de que com amor verdadeiro TUDO É POSSÍVEL. 

Recuperação

Não foi por causa dela que eu optei pelo parto natural, mas com certeza é um ponto a ser levado em conta. Uma hora depois do parto eu tomei banho sozinha e duas horas depois já estava amamentando meu filho pela primeira vez, e com muito leite. Mais uma vez a prova de como o hormônio do amor funciona!!! No dia seguinte ganhamos alta e pudemos voltar para casa e descansar, uma maravilha! 

Gente, prometo atualizar o blog, só não sei com que frequência vou conseguir. Obrigada pelas mensagens de carinho e apoio.

Beijos e até a próxima!!!!







2 comentários:

  1. parabens pelo bebê , Dai. beijocas , da Bê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Be qurida, que saudades!!! Em breve iremos te visitar aí na Alemanha! beijos

      Excluir